Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

História de Barra do Garças - MT

Município de Barra do Garças - MT



BARRA DO GARÇAS

Histórico: A criação do município de Barra do Garças veio a ser uma encampação  do município de Araguayana, ou seja, uma mudança de sede de Araguayana para Barra do Garças, passando Araguayana à distrito de Barra do Garças.
Em 1897, Antonio Cândido de Carvalho encontrou diamantes no Rio das Garças. A notícia trouxe  muita gente à região, aumentando o contingente populacional araguaiano. Neste período a economia regional dividia-se entre a garimpagem e a extração do látex da mangabeira, que proliferava no cerrado.
Um dos grandes nomes da historiografia barra-garcense é Antonio Cristino Côrtes, nascido em Boa Vista do Padre João (atualmente Tocantinópolis) e vindo para Registro do Araguaia (Barra do Garças), a convite do amigo Francisco Bispo Dourado em torno de 1914, onde se estabeleceu. Inicialmente abriu uma sapataria e mais tarde a pedido do Juíz de Direito, dr. Deoclesiano de Couto Menezes, assume cargo representativo, sendo em pouco tempo pessoa chave dentro da comarca.
Nesta época Cristino Côrtes conheceu José Morbeck, chefe supremo dos garimpos do leste, de quem se torna grande amigo. Juntos, Côrtes e Bispo Dourado partem para aventura garimpeira, sendo bem sucedidos.  Alguns anos depois estourou a guerra garimpeira do Garças, entre Morbeck e Carvalhinho, tendo Cristino Côrtes ficado ao lado do amigo. Passada a fase  turbulenta a paz reinou na região.
Antonio Cristino Côrtes dedicou-se a formar a futura cidade de Barra. Alinhou as primeiras ruas, designou as primeiras pedras, distribuiu lotes. De baliza em punho, bancou o engenheiro e  arquiteto. Marcou a avenida, que hoje leva seu nome. E dirimiu questões de toda espécie. Em 15 fevereiro de 1985, Barra do Garças comemorou o nascimento de Antonio Cristino Côrtes,  erigindo  um busto de bronze ao benemérito barra-garcense.
A primeira empresa comercial foi aberta em 1924, por Emi1iano Costa, tendo como auxiliar Antonio Paulo da Costa Bilego, e a primeira escola foi criada em 1932, sendo professora dª Antonia Almada  – dª  Nanzica.
Neste ínterim pisaram este chão os homens da Coluna Prestes, que pretenderam incorporar-se aos garimpeiros do leste, sem no entanto fazê-lo.
O Decreto n° 32, de 21 de dezembro de 1935, criou o Distrito de Paz de Barra do Garças. Neste mesmo ano o Estado criou a Escola Rui Barbosa, sendo professor o Sr. Newton Jerônimo do Carmo. Madalena Lira, filha de Francisco e Ana Lira foi a primeira criança nascida em Barra do Garças, no entanto, o primeiro registro civil coube a Cipriano da Silva, filho de José Sabino da Silveira. Basílio Bispo Dourado foi o primeiro Juíz de Paz de Barra do Garças e Ana Dolores Peres Bilego a primeira escrivã.
Barra do Garças tornou-se pólo de desenvolvimento com a chegada da Fundação Brasil Central, no início dos anos quarenta. A base era Aragarças, mas Barra servia, necessariamente de ponto de passagem para os membros da Fundação.
A partir de então Barra recebeu o afluxo de progresso e melhoramento de tal forma, que costumes importados, tidos como mais aprimorados, passaram a condicionar a ação e reação das pessoas, inspirados nos grandes centros: novos gestos, novas vestes, nova vida sócio-econômica. Inclusive suplantando lideranças regionais: Baliza, Lajeado, Rio Bonito e Iporá, centros famosos de :usino e economia.
A Lei n° 121, de 15 de setembro de 1948, criou o município de Barra do Garças.
"Artigo 1 ° - O Município de Araguaiana passa a ter a denominação de Município de Barra do Garças".
"Artigo 2° - Fica a sede do Município transferi da para Barra do Garças, que é elevada à categoria de Cidade."
Na verdade Araguaiana era a denominação nova de Registro do Araguaia, que por sua vez era denominação do primeiro município da região leste mato-grossense. Assim, Barra do Garças -tornou-se em extensão, o maior município do leste de Mato Grosso, gerando inúmeros outros municípios de seu território.
Barra do Garças desenvolveu-se rapidamente com os projetos de colonização do Estado, aliados a planos de desenvolvimento do governo federal. A partir da década de 60 nasceram  colonizações e fazendas, sob a liderança política de Barra do Garças, que tornou-se pólo regional  de Mato Grosso.
Dados Gerais do Municípios
Dependência Genealógica - O município de Cuiabá deu origem a Registro do Araguaya (extinto), que deu origem a Araguayana (extinto). Barra do Gar ças originou-se de Araguayana.
Denominação dos Habitantes - Barra-garcenses.
População - 52.136 habitantes (IBGE/2000).
Eleitores - 28.405 (TRE/2000).
Distritos - Sede, Vale dos Sonhos.
Limites - Nova Xavantina, Araguaiana, Gal. Carneiro, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia e Estado de Goiás.
Comarca - Barra do Garças.
Altitude - 342 m.
Distância da Capital - 500 km.
Coordenadas - 15° 49' 01" latitude sul, 52° 09' 08" longitude oeste Gr.
Extensão Territorial- 9.171,83 km2
Localização Geográfica - Mesorregião Nordeste mato-grossense, Microrregião Médio Araguaia.
Relevo - Baixada Araguaia, Serra do Taquaral, Serra do Roncador.
Formação Geológica - Coberturas não dobradas de Fanerozóico, Bacia Quaternária do Alto e Médio Araguaia e sub-bacia ocidental da Bacia do Paraná. Coberturas dobradas do Proterozóico com granitóides associados.
Solo: Solos Litólicos (solo litólico distrófico A moderado textura média), Latossolo vermelho escuro  (latossolo vemelho escuro distrófico A moderado textura muito argilosa).
Bacia Hidrográfica - Grande Bacia do Tocantins. Para esta bacia contribui a Bacia do Rio Araguaia, recebe pela esquerda os rios Garças e das Mortes. O Rio Garças deu origem ao nome do município.
Clima - Tropical quente e sub-úmido, com 4 meses de seca, de maio a setembro. Precipitação an de 1.750mm. Temperatura média anual de 24°C. Maior máxima 40°C e menor mínima 0° C.
Principais Atividades Econômicas - Agricultura (soja, arroz, milho), pecuária, comércio, agroindústria e eco-turismo.
Fonte: Mato Grosso e Seus Municípios / João Carlos Vicente. – Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação, 2001 / Editora Buriti / Edição 2001
Visitem o site da Prefeitura, clicando na imagem abaixo:










Nenhum comentário:

Gostou? Veja tambem estas ideias:

2leep.com