Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Confeccionando um CALENDÁRIO com E.V.A. (lindo!)




"Mais que um marcador de dias O calendário é um recurso que deve fazer parte do espaço escolar. Aprenda a confeccionar um e veja como utilizá-lo "
A escola não precisa criar cenários para fundamentar conhecimentos. Ela pode e deve se apropriar dos elementos do cotidiano, como o calendário. Ele traz uma série de informações, como dia, mês e ano, mas, em sala de aula, sua principal utilidade é a de ajudar os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental a perceber que existe o tempo e que é preciso se planejar para desenvolver uma rotina de tarefas. Cabe ao educador ensinar como se organizar no dia-a-dia.

Com o calendário é possível trabalhar diversos outros conhecimentos. Em Matemática, os conceitos mais básicos são as unidades de dezena, centena e milhar e as operações de subtração e adição. Em Ciências Naturais é possível mostrar que ele se baseia em três ciclos astronômicos (o dia solar, o mês lunar e o ano solar) e que existem outros tipos de calendário além do gregoriano, adotado no Brasil.
Bom ficará quando você montar o calendário, mas, antes de apresentá-lo à turma, levante um questionamento sobre como as pessoas que vivem em sociedade se organizam. Em seguida peça que cada estudante leve um calendário para a classe. Peça, então, uma pesquisa sobre a utilização dos calendários. Por fim, exponha todos eles nas paredes.
Material necessário
• 1 placa de emborrachado tipo E.V.A. vermelho com 2,5 milímetros de espessura, 45 centímetros de largura e 55 centímetros de comprimento
• Retalhos de E.V.A. de várias cores (tamanho mínimo: 6 x 2,5 centímetros)
• Régua
• Tesoura ou estilete
• Tinta plástica em bisnaga de diversas cores ou caneta para retroprojetor
• Cola quente e pistola de aplicação ou cola de contato
• 1 metro de velcro
• Lápis
Como fazer
1. Na primeira etapa, trabalhe com os retalhos. Para fazer os meses, os dias da semana e o ano, a medida é 6 x 2,5 centímetros. Use lápis para riscar. Recorte 20 peças de cores variadas. Depois faça os dias. A medida é 2 x 2,5 centímetros. Não se esqueça de fazer dois números 1 e dois números 2, porque esses algarismos se repetem ao longo do mês. Para as estações e o tempo, a medida é 6 x 5 centímetros. Corte sete desses. Finalmente, um retângulo de 9 x 6 centímetros, para funcionar como "bolso" para os anos.
2. Nas fichas, preencha os doze meses do ano, os sete dias da semana, o ano e os números de 0 a 9. O "bolso" dos anos, as quatro estações e as condições do tempo estão representados por meio de desenhos. Faça os riscos a lápis e, depois, cubra-os com a tinta plástica em bisnaga. A tinta demora, em média, duas horas para secar. Na placa de E.V.A., marque 13 centímetros nas margens laterais, 10 na margem superior e 15 na inferior. Com a marcação feita, risque e obtenha um retângulo de 19 centímetros de largura por 30 de comprimento. Divida esse retângulo ao meio.
3. Recorte tiras de E.V.A. preto com 1 centímetro de largura. Você vai precisar de duas com 19 centímetros de comprimento, três com 29 e cinco com 18,5. Cole as tiras de 19 centímetros sobre os riscos horizontais do retângulo e as de 29 sobre os verticais. Para fazer as linhas, conte 3,5 centímetros de cima para baixo e faça a marcação. Nesse local, cole uma das cinco tiras que sobraram. Repita a operação três vezes, sempre contando a partir da última. No final conte 6,5 centímetros, marque e cole a última.
4. Para escrever na placa, use primeiro o lápis. Na lateral esquerda superior escreva MESES e na inferior, ESTAÇÕES. Na lateral direita superior escreva DIAS e na inferior, TEMPO. Na parte superior da placa, escreva MEU CALENDÁRIO. Dentro do retângulo, na primeira coluna, coloque na seqüência: DIA DA SEMANA, DIA, MÊS, ANO, TEMPO E ESTAÇÃO.
5. Hora de fixar o velcro. Corte uma tira de 29 centímetros, outra de 17, duas de 13 e sete de 5. Com a cola quente, coloque a de 29 na lateral esquerda, bem debaixo de MESES. A de 17 na lateral oposta, abaixo de DIAS. Sob o retângulo, coloque uma tira de 13 e, logo embaixo, a outra. Distribua quatro das de 5 centímetros embaixo de ESTAÇÕES e as três que restaram, sob a palavra TEMPO. Corte em pedaços o outro lado do velcro e fixe atrás de todas as fichas.
6. Entre o velcro vertical dos DIAS e o do TEMPO, cole o bolso do ANO.
7. Para o acabamento superior, corte três retângulos de 6 x 17 centímetros e cole-os, formando uma alça. Distribua-os nas extremidades e no centro. Depois circule três vezes uma moeda de 1 real em retalhos coloridos de E.V.A., corte e cole sobre as alças. Para pendurar, passe uma madeira pelas alças e amarre um barbante em cada ponta. Escolha um lugar bem visível e ponha o calendário numa altura onde possa ser manuseado por todos.  

Nenhum comentário:

Gostou? Veja tambem estas ideias:

2leep.com