Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

INFORMÁTICA EDUCATIVA - 1º ano plano de ensino

Considerações gerais sobre a Informática Educativa no 1º ano do EF
Presente em todas as Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, o Laboratório de Informática Educativa deve, face ao seu caráter educacional, servir como fonte de conhecimento, estabelecendo relações entre os diversos eixos da Matriz Curricular da Educação Infantil e promovendo a interdisciplinaridade.
Assim, estruturado em um ambiente de busca de conhecimento, tem como objetivo encorajar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs ( PCs, Periféricos e Acessórios, Softwares, Mesas Educacionais e Internet), possibilitando a criação de novos relacionamentos nas escolas, instigando a aprendizagem e levando informações atuais e seguras a todos os que participam da vida escolar, colocando o “Mundo” como espaço de aprendizagem.
Planejamento Pedagógico
O professor de Ensino Fundamental, subsidiado pelo Professor Orientador de Informática em Educação e orientado pelo Coordenador Pedagógico, deve criar situações educacionais em que o aluno possa explorar conteúdos significativos, por meio de recursos tecnológicos, possibilitando diferentes formas de abordagem do conhecimento e diferentes suportes de investigação de temas específicos, garantindo um trabalho integrado com as atividades desenvolvidas em sala de aula.
Desse modo, os Técnicos dos laboratórios, responsáveis pelos laboratórios nas Unidades Escolares, devem participar da elaboração do projeto pedagógico da escola, divulgando as possibilidades existentes, propondo atividades / projetos integrados aos conteúdos dos vários anos e das diferentes disciplinas, organizando mostras, eventos e feiras de Informática Educativa na Unidade Escolar.
Objetivos
Na Fase Inicial do Ensino Fundamental ( 1º ao 3º ano), a informática educativa busca:
incentivar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas atividades cotidianas;
desenvolver a percepção visual e auditiva, a coordenação motora, a memorização, a convivência em grupo, a inter-relação de pensamentos, idéias e conceitos, a utilização das linguagens como meio de expressão e comunicação.
propiciar, como elemento articulador de conteúdos curriculares, a aquisição de novos conhecimentos.
desenvolver a habilidade para organizar informações, levantar hipóteses e pensar estrategicamente.
desenvolver a capacidade de expressão por meio da criação, edição e exposição dos próprios projetos interdisciplinares, integrando textos, imagens, ferramentas de desenho e pintura, animações, efeitos especiais, recursos de som e vídeo.
ensinar valores importantes para a formação do “Cidadão do Futuro”.

1º ANO - CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - (Ciên / Mat/ Inf. Educativa)
INFORMÁTICA EDUCATIVA

CONTEÚDOS:
CONCEITUAIS
PROCEDIMENTAIS
ATITUDINAIS
* Monitor
* Mouse
* Teclado
* Estabilizador
* CPU/Gabinete
* Mouse Pad
* Impressora
* Scanner
* Webcam
* Disquete
* DVD
* CD
* Softwares
* Uso da nomenclatura básica.
* Uso adequado de mouse, mouse pad e teclado.
*Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do conteúdo
curricular de maneira interdisciplinar.
*Uso de sites adequados para complementar as
aulas.
* Uso de atividades lúdicas como forma de
aprendizagem.
* Utilização das Tecnologias de Informação e
Comunicação ( TICs) nas atividades cotidianas.
* Desenvolvimento da habilidade para organizar
informações, levantar hipóteses e pensar
estrategicamente.
* Desenvolvimento da percepção visual e
auditiva, a coordenação motora, a memorização.
* Uso da nomenclatura básica.
* Uso adequado de mouse, mouse pad e teclado.
*Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do conteúdo
curricular de maneira interdisciplinar.
*Uso de sites adequados para complementar as
aulas.
* Uso de atividades lúdicas com o forma de
aprendizagem.
* Utilização das tecnologias de Informação e Comunicação ( TICs) nas atividades cotidianas.
* Desenvolvimento da habilidade para organizar
informações, levantar hipóteses e pensar
estrategicamente.
* Desenvolvimento da percepção visual e
auditiva, a coordenação motora, a memorização.
* Convivência em grupo, propiciando a interrelação de pensamentos, ideias e conceitos, a utilização das linguagens como meio de expressão e comunicação.
* Interação com seu grupo de forma cooperativa,
trabalhando coletivamente na busca de novos
conhecimentos por meio dos softwares e
aplicativos.
* Responsabilidade no manuseio dos equipamentos.
* Uso responsável da Internet como ferramenta de apoio educacional, de comunicação e convívio social.
* Valorização das tecnologias (tutoriais, software educacionais, Alfabeto,  Site da Educação, outros).



3 comentários:

Doroty Nogueira disse...

Olá Eliete, estava pesquisando aulas e como posso trabalhar na sala de informática da escola onde trabalho, achei seu blog e gostaria pedir sua permissão para usar algumas aulas e idéias suas. Aguardo a sua resposta. Muito obrigada

LISIANE disse...

Olá Eliete,

amei seu blog!!
Sou profe do laboratório de informática em minha escola e estou montando um plano de estudos do laboratório para os anos iniciais. você tem algo que possa compartilhar comigo?
meu e-mail é lisitche@yahoo.com.br

Charls.maysom disse...

Muito bom....

Gostou? Veja tambem estas ideias:

2leep.com