Páginas

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Algumas vantagens de criar um blog educacional


AS VANTAGENS DOS BLOGS


Os principais benefícios para professores e alunos
  • Aproximar professores e alunos
Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno.
  • Permitir maior reflexão sobre o conteúdo
Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais sobre o tema proposto.
  • Manter o professor atualizado
O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem.
  • Criar uma atividade fora do horário de aula
O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos.
  • Trazer experiências de fora da escola
O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma.
  • Divulgar o trabalho do aluno e do professor
As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem.
  • Permitir o acompanhamento
Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível com as aulas.
  • Ensinar linguagem digital
Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade.

2 comentários:

Profª Marizete Ten Caten disse...

Oi Eliete
Parabéns pelo Blog. Acho muito importante que os professores tomem conhecimento da utilização do Blog no processo ensino aprendizagem. Seu Blog ficou bem legal e pedagógico.

ProfEliete disse...

Querida Marizete, amei sua visita e estou me envolvendo mais e mais com essa explosão das TICs na ecola.
Grata,
Eliete Lopes

Gostou? Veja tambem estas ideias:

2leep.com